Cabelos brancos: cientistas descobrem antioxidante vegetal natural que previne os grisalhos
- Conexão Verdade
- 12 de fev.
- 1 min de leitura

Os indesejáveis cabelos brancos podem estar com os dias contados, no que depender dos cientistas que descobriram um antioxidante, que previne os grisalhos. Pelo menos é o que apontam os estudos iniciais dos pesquisadores da Universidade de Nagoya, no Japão. O melhor é que esse “remédio” é natural e está em vários alimentos consumidos no cotidiano.
Inicialmente, o estudo se concentrou em três antioxidantes — luteolina, hesperetina e diosmetina — para avaliar os efeitos deles no antienvelhecimento em ratos, que foram criados para ficarem grisalhos, como os humanos.
Dos três, os pesquisadores Masashi Kato e Takumi Kagawa identificaram a luteolina como o mais eficiente. Esta substância é encontrada em vegetais e é um potencial agente antienvelhecimento.
Onde encontrar
O antioxidante luteolina pode ser encontrado em vários alimentos consumidos, como aipo, brócolis, cenoura, cebola e pimentão.
Segundo as pesquisas, os efeitos antienvelhecimento da luteolina estão ligados à sua influência nas endotelinas, proteínas que desempenham um papel na comunicação celular.
O estudo foi publicado no MDPI e mostra que os tratamentos com luteolina preservaram a expressão de endotelinas e seu receptor, prevenindo o declínio na atividade dos melanócitos que normalmente acompanha o envelhecimento.
Fonte: Sónotíciaboa
Comments