Confira esquema montado para show de Lady Gaga em Copacabana, que deve reunir 1,6 milhão de pessoas
- Conexão Verdade
- há 19 horas
- 3 min de leitura
O evento contará com 78 torres de segurança, 18 câmeras de reconhecimento facial e 150 detectores de metal na orla

O show de Lady Gaga no próximo dia 3 deve atrair um público de 1,6 milhão de pessoas para a Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, e a cidade terá um esquema com 78 torres de segurança, 18 câmeras de reconhecimento facial e 150 detectores de metal na orla.
O presidente da Riotur, Bernardo Fellows, apresentou, nesta sexta-feira (25), no Centro de Operações Rio (COR), o esquema completo dos órgãos municipais para a Operação Lady Gaga no Rio, que começa a partir de 0h de sexta-feira (2) e termina às 4h de domingo (4). Segundo ele, o evento terá início às 17h30, com DJs tocando até o início da apresentação da cantora, prevista para às 21h45. Depois do fim, por volta de 0h15, ainda haverá outro DJ na praia.
Ao longo da orla, o público vai poder contar com 550 banheiros químicos, incluindo para Pessoas com Deficiência (PCDs). Haverá ainda dois contêineres destinados ao Corpo de Bombeiros, sendo um deles na altura da Avenida Princesa Isabel e o outro próximo a Rua Figueiredo de Magalhães. Já a Central de órgãos públicos terá duas salas com a central de monitoramento e as Secretarias Municipais da Mulher e Assistência Social, além de outras pastas.
Para garantir o ordenamento urbano, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal terão 1.310 agentes, 78 viaturas, 24 motocicletas e 9 reboques. As equipes vão realizar patrulhamento preventivo, ordenamento de trânsito, desobstrução da área pública, além de fiscalizações de comércio ambulante; estacionamento irregular; além de táxis, carros de aplicativo e transporte complementar.
A Seop realiza ainda a Operação Tatui, de fiscalização de quiosques e barracas, que faz uma varredura na areia para localizar possíveis objetos irregulares escondidos. Já o Centro de Operação Rio vai atuar com 240 em Copacabana, sendo 106 delas posicionadas na Avenida Atlântica, e quatro drones que vão operar a partir do Centro Avançado instalado na esquina da Atlântica com a Rua da República. O COR também terá acesso a 40 câmeras da organização do evento.
O Centro de Operações recomenda que tanto cariocas, quanto turistas se informem pelo aplicativo COR.Rio, disponível gratuitamente para Android e iOS, que tem orientações em português e outros idiomas.
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) também vai integrar a operação, com o trabalho de 1.630 garis, 2 mil contêineres de 240 litros e 200 de 1,2 mil litros na areia e calçadão da Avenida Atlântica. A Comlurb terá também 42 equipamentos, sendo 6 tratores de remoção; 6 tratores de peneiramento; 2 mini máquinas; 7 pás carregadoras, 21 basculantes; e 65 veículos divididos em 26 moto-bombas 12 caminhões-pipas, 14 compactadoras; 4 varredeiras de grande porte, 4 de médio porte e 4 mini varradeiras; além de um caminhão elétrico.
Por conta do show, não haverá coleta noturna de lixo domiciliar em Copacabana. Os moradores do bairro devem fazer o descarte somente no domingo (4), no fim da tarde. A coleta será realizada a partir das 19h. A alteração é válida para prédios residenciais e comércio em geral.
O presidente da Riotur destacou que a cidade está preparada e fez um convite aos turistas. "Venham para o Rio, ainda tem vagas nos hotéis, poucas mas tem. A cidade está preparada, Estamos de braços abertos esperando vocês", declarou Fellows.
Komentar