Feriadão movimenta o interior do Rio com fé, cultura e gastronomia
- Conexão Verdade
- há 6 dias
- 3 min de leitura
Atualizado: há 3 dias
Eventos religiosos e festivais impulsionam turismo em várias regiões do estado com apoio do governo fluminense

O interior do estado do Rio de Janeiro está vivendo dias de intensa movimentação turística durante o feriadão de abril, embalado por uma programação diversificada que une fé, cultura, música e gastronomia. Impulsionadas pelos três feriados consecutivos – Sexta-Feira Santa, Tiradentes (21/04) e o Dia de São Jorge (23/04) – as cidades fluminenses se transformaram em polos de celebração, atraindo visitantes de todo o país e aquecendo a economia local.
Com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, as ações fazem parte de uma estratégia para fortalecer o chamado “turismo regional”. Segundo o governo estadual, esta é uma oportunidade única para que moradores do próprio estado e turistas de regiões vizinhas explorem novos destinos a curta distância. O período de até seis dias de folga – o mais extenso dos últimos cinco anos – tem sido um convite para cair na estrada.
“O turismo no Estado do Rio de Janeiro se consolidou como um dos principais impulsionadores da economia fluminense. E é importante destacar que o interior também tem se consolidado como um dos grandes protagonistas do turismo no estado. Cada município traz sua identidade cultural, religiosa e gastronômica, o que atrai visitantes e movimenta a economia local. Esses eventos são fundamentais para mostrar que o Rio de Janeiro é muito mais do que sol e praia”, destacou o governador Cláudio Castro.
Fé e tradição marcam o Dia de São Jorge
As celebrações ao santo guerreiro, São Jorge, ganham destaque em diversos municípios. Em Maricá e Nova Friburgo, cavalgadas em homenagem ao santo reúnem fiéis e admiradores. Na capital, a tradicional Alvorada de São Jorge acontece às 5h da manhã do dia 23 de abril, na Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, com uma intensa queima de fogos. O centro do Rio também recebe devotos na Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge, próxima ao Campo de Santana.
Festivais movimentam cultura e gastronomia
Do litoral à serra, uma série de eventos promete agradar aos mais diversos públicos. Em Arraial do Cabo, o Festival da Lula celebra a culinária local com pratos típicos e shows musicais. Já em Miguel Pereira, o Serra Beer agita a cidade com cervejas artesanais e atrações musicais até o dia 23.
Em Nova Friburgo, o tradicional Festival de Choro de Lumiar emociona com apresentações musicais até segunda-feira (21). Paraty reforça seu calendário cultural com a 13ª Mostra Maré Cheia de Cinema e o 17º Encontro de Ceramistas, promovendo arte e cultura popular.
Petrópolis, por sua vez, oferece uma experiência para os amantes do churrasco com o Saloon BBQ, que segue até 27 de abril. Itatiaia adoça o paladar dos visitantes com o Festival do Chocolate até o dia 21. Em Macaé, a adrenalina toma conta com a 2ª Copa Macaense de Três Tambores, que termina neste sábado (20).
Vassouras reúne música, história e sabores no Festival Café, Cachaça e Chorinho, entre os dias 20 e 23. Já em Saquarema, considerada o “Maracanã do surfe”, o Saquarema Surf Festival segue até amanhã (20), reunindo atletas e fãs do esporte nas ondas da cidade.
Expectativas elevadas para o turismo
Com essa programação variada e de forte apelo regional, a expectativa da Setur-RJ é de alta ocupação hoteleira nas principais regiões turísticas do estado. Segundo o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, a pasta vem intensificando esforços para promover os destinos do interior com apoio institucional e incentivo à economia criativa.
“Apostamos em um intenso fluxo de visitantes neste feriado prolongado. A variedade de atrações e a mobilização cultural nas cidades são fatores determinantes para o sucesso do turismo fluminense neste período”, afirmou Tutuca.
Com fé, cultura e sabores únicos, o interior do Rio mostra que há muito mais a ser explorado além das praias da capital — e que o estado, como um todo, é palco de celebração e diversidade o ano inteiro.
Fonte: FalaRIo
Comments